Não precisa ser um mestre em empreendedorismo para entender que um estoque parado na sua loja de roupas significa, no mínimo, prejuízo.

 5 dicas para te ajudar a movimentar as suas mercadorias. 

Além disso, é importante entender que não basta unicamente vender sem estratégia. O ideal é dar saída nas peças com algumas questões em dia, exemplo: novidades chegando, roupas essenciais para a loja em estoque entre outras questões que você poderá entender neste artigo. Gostou da idade? Então, vamos lá!

01 – Vitrine atraente e estratégica

Uma vitrine atraente e estratégia é sinônimo de um vitrinismo bem feito. Ou seja, muito além de ressaltar as peças, nesses casos de mercadoria encalhada, a vitrine pode e deve funcionar como um impulsionador de vendas.

Além de manequins e decoração, a loja pode passar mensagens mais diretas e assertivas. Um bom exemplo disso são adesivos com call to actions (chamadas para ação), que podem chamar a atenção dos clientes e até mesmo cativar eles a comprarem as peças selecionadas por você.

02 – Liquidação(SALE) ou queima de estoque parado

Talvez seja a dica mais óbvia e tradicional da nossa lista. Mas, é importante analisar o formato da promoção de queima de estoque. Afinal, não é tão legal demonstrar certo desespero para vender roupas sapatos  ou qualquer outro tipo de produtos encalhados, frente aos seus clientes e futuro clientes.

Então, o ideal é focar nos atributos da promoção para que os clientes se interesse exclusivamente por eles. Pode ser o preço, a seleção de peças e até mesmo as marcas delas. Lembre-se: o estoque parado pode ser sim uma oportunidade de aumento de vendas. Mas, tudo tem que ser feito com um propósito e organização.

03 – Marketing próprio

Antes de partir para a prática de vendas, é necessário trabalhar a marca da sua loja.Em outras palavras, branding. Num mercado concorrido como o do vestuário, o preço nem sempre se consolida com um diferencial competitivo. Então, a promoção (marketing) da sua empresa deve ser estruturada de maneira concisa e frequente.

Levando essa lógica para a resolução das peças não vendidas. Podemos entender que uma loja com sua imagem estruturada tem menos chances de passar por esse problema e quando passa a resolução é mais simples. Pois, o público entende nela questões importantes, como: credibilidade, qualidade e entre outros atributos promovido pela comunicação da mesma.

04 – Condições de pagamento

O preço nem sempre vai ser o suficiente para o aumento das vendas no período de estoque parado da sua loja. Então, você pode apostar nas condições de pagamento. Elas podem ser desde o número de vezes que é possível dividir o valor de compra, até mesmo os tipos de venda (crédito, débito, dinheiro e cheque).

Além de disponibilizar boas condições de pagamento, é necessário compartilhar isso com o seus públicos e clientes. Assim, o atributo vai ser percebido por eles e a venda vai ganhando cada vez mais chances de acontecer.

05 – Influenciadores 

São inúmeras as possibilidades de divulgação da sua loja. Desde material impresso até redes sociais, há várias ferramentas para aumentar e reforçar a sua marca. Mas, há uma tendência crescente e com resultados comprovados: o marketing de influência.

A técnica consiste em mapear e analisar perfis de personalidades de grande apelo social no meio em que o seu negócio é inserido. Ou seja, os influenciadores/criadores de conteúdo. Além de ter um atestado vindo de uma autoridade do assunto ou do meio é positivo pelo alcance do público da pessoa em questão, que muitas das vezes ultrapassa o número da própria loja.

A grande dica para não ter um estoque de roupas e sapatos ou produtos parados na sua loja, é ter uma seleção de peças com um bom apelo comercial. Gostou da ideia? 

Confira nossa matéria anterior:

(colocar link aqui do último artigo)!

Julianna,

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